domingo, 11 de outubro de 2009

O Anónimo

Anonimato é a qualidade ou condição do que é anónimo, isto é, sem nome ou assinatura. Deriva do grego ανωνυμία, que significa "sem nome".

Com o advento das mensagens por telecomunicações e, em particular, pela Internet, designa o acto de manter uma identidade escondida de terceiros. O anonimato ocorre:

quando se trata de um acontecimento ou de uma obra muito antiga, à qual não é já possível atribuir um autor;

quando o autor do acto ou obra pretende deliberadamente esconder a sua identidade.”

Todos nós já nos perguntamos muitas vezes o porque das pessoas não darem a cara quando fazem algo de errado ou até mesmo quando comentam o trabalho ou vida de outros. Mas porque não dão a cara? Por vezes pode ser por medo, outras porque sabem que nunca fica bem ofender as pessoas e isso pesa na consciência. Criticar não é ofender, mas quando não sabem o que criticar decidem ofender de todas as formas possíveis. Podem dizer o que bem entenderem mas se não dão a cara não terão impacto nenhum nem nunca serão ninguém (a não ser o anónimo). Poderá existir uma razão forte para se esconderem por detrás de um nome que pode ser o de tantos? Se sim peço que me digam essa razão. Numa sociedade de século XXI não existem razões para que as pessoas não se exprimem correctamente, dai o facto de todos os anos festejarmos a célebre data de 25 de Abril. Fica aqui a minha crítica (com cara e nome) a todos/as anónimos/as.

6 comentários:

  1. Adorei este ;)
    Está muito fixe!

    Ass: Inês Serrano

    ResponderEliminar
  2. O anonimo Nelson Mota xD12 de outubro de 2009 às 00:11

    Sabes plenamente que a maioria destas pessoas é covarde.
    Muitas vezes elas vêem ou lêem coisas das quais não acham piada e colocam a sua critica de forma a ofender indirectamente ou por vezes directamente os escritores ou oradores, muitas vezes esses personagens a quem são dirigidas as criticas anónimas são familiares, amigos ou conhecidos do anónimo. Ele falam e escondem-se atrás de uma palavra para não serem combatidos ou injuriados, pois estas pessoas sabem criticar mas não sabem argumentar, eles por vezes falam mas não se orgulham de quem são, pois sabem que não fizeram nada para merecer louvores das suas criticas arrogantes ou mesmo das suas criticas de bem feitor, quando por trás do anónimo pode muito bem estar um péssimo carácter.

    Depois sempre tens aqueles anónimos que falam em nome de varias pessoas, ai é um bom motivo para não dar um nome, quando se fala pelas outras pessoas, ou quando progresso esta no meio e não tens como saber defende-lo mais tarde.

    “Man” estou a adorar esta “cena”, já estava na altura de algum espírito critico não?

    ResponderEliminar
  3. ta excelente

    mais um bom texto =)


    continua...


    beijaO LY

    ResponderEliminar
  4. É uma surpresa para mim ver-te escrever sem receios e com esta qualidade, gostei e já sou seguidor atento porque percebe-se que tens muita margem de progressão.

    Temos sempre a aprender uns com os outros e muito com os mais novos, eis a prova.

    ResponderEliminar
  5. Hi Lourenço! Just wanted to thank you for visiting my blog and leaving your comment. I appreciate it very much!

    Muito obrigada novamente! Have a lovely day!

    xoxo

    ResponderEliminar
  6. Existem varias razões para uma pessoa nao dar a cara ao escrever um texto, compor uma musica ou pintar um desenho.
    Algumas delas sao por exemplo a baixa auto-estima pois para algumas pessoas e muito dificil lidar com a opiniao de outras pessoas.
    Não podemos afirmar que no XXI nao há razões para nos escondermos porque nao somos todos iguais logo encaramos diferentes situaçoes de diferentes maneiras e esta e uma das principais razoes pela qual as pessoas se escondem e ficam no anonimato

    e a minha opiniao men tnks

    ResponderEliminar