“Anonimato é a qualidade ou condição do que é anónimo, isto é, sem nome ou assinatura. Deriva do grego ανωνυμία, que significa "sem nome".
Com o advento das mensagens por telecomunicações e, em particular, pela Internet, designa o acto de manter uma identidade escondida de terceiros. O anonimato ocorre:
quando se trata de um acontecimento ou de uma obra muito antiga, à qual não é já possível atribuir um autor;
quando o autor do acto ou obra pretende deliberadamente esconder a sua identidade.”
Todos nós já nos perguntamos muitas vezes o porque das pessoas não darem a cara quando fazem algo de errado ou até mesmo quando comentam o trabalho ou vida de outros. Mas porque não dão a cara? Por vezes pode ser por medo, outras porque sabem que nunca fica bem ofender as pessoas e isso pesa na consciência. Criticar não é ofender, mas quando não sabem o que criticar decidem ofender de todas as formas possíveis. Podem dizer o que bem entenderem mas se não dão a cara não terão impacto nenhum nem nunca serão ninguém (a não ser o anónimo). Poderá existir uma razão forte para se esconderem por detrás de um nome que pode ser o de tantos? Se sim peço que me digam essa razão. Numa sociedade de século XXI não existem razões para que as pessoas não se exprimem correctamente, dai o facto de todos os anos festejarmos a célebre data de 25 de Abril. Fica aqui a minha crítica (com cara e nome) a todos/as anónimos/as.