segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Stress



“ O Stress pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo. O stress pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir um determinado tipo de angústia. Quando os sintomas de stress persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares”.

Nos dias que correm é difícil não se sentir uma pessoa stressada. Sempre a correr de um lado para o outro, por falta de tempo ou má gerência do mesmo, levamos uma vida com muito stress. O stress para além de nos baixar o rendimento físico também pode trazer vários problemas, principalmente a nível das relações que mantemos com os outros indivíduos. Quantas vezes já entramos em discussões por já estarmos enervados com alguma coisa. O stress promove o nosso mau estar como o das pessoas que nos rodeiam.

Vários são os exercidos que relaxamento que se podem efectuar para combater este problema. Apenas 30 minutos a ouvir uma musica bastante calma, reflectindo sobre a vida pode ajudar a combater o stress. Para quem sente que apenas uma musica não chega para o acalmar pode sempre recorrer a vários métodos como por exemplo ao Yoga, a massagem de relaxamento… enfim o que não faltam são métodos para acalmar o stress por isso aconselho a por em pratica algum deles para que todos os vossos dias sejam dias calmos e alegres…



2 comentários:

  1. isto e mesmo verdade =/

    eu vivo em constante strees nao tenho seqer 30 minutos e o resultado esta ah vista, normalmente descarrego o meu mau humor sempre nas pessoas qe estao perto de mim,principalmente nas pessoas de qe mais gosto :S

    ResponderEliminar
  2. Será o Stress uma doença pessoal ou uma doença social, vejamos, estar isolado num determinado local por um longo periodo de tempo também nos causará angústia e depressão, bem como uma hiperactividade cerebral constante pelo facto de pensarmos demasiado em nós próprios e em como tudo nos faz falta. Penso que o Stress seja uma doença associada ao processo evolutivo humano, uma fatalidade consequente da nossa necessidade pelo desenvolvimento materialista, pela competitividade entre imagem e na necessidade de nos promovermos enquanto pessoas sociais.

    ResponderEliminar